quarta-feira, 20 de junho de 2012

POLICIAL TEM VERGONHA NA CARA

Este é o tipo de Policial Militar que Beto Richa quer ao seu lado?




Na edição 730, de 14 de maio de 2012, a revista “Época” publicou matéria sobre o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Na página 42, quando o assunto apontava ligações de pessoas (inclusive de políticos) com o bicheiro, a revista, sobre o governador do Paraná Beto Richa, publicou o seguinte:

“[...]. Na semana passada, em sessão secreta da CPMI do Cachoeira, no Senado, o delegado federal Matheus Mella Rodrigues, responsável pela Monte Carlo, listou 81 pessoas, muitas delas políticos, que mantinham contatos com integrantes da organização criminosa ou seriam cortejados por eles. Entre os listados está o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB).“



Para os menos desavisados, Beto Richa é aquele político que declarou (ver matéria no endereço eletrônico:http://www.gazetadopovo.com.br/blog/caixazero/conteudo.phtml?tl=1&id=1248505&tit=Richa-nao-quer-PMs-com-estudo-porque-eles-se-insubordinariam) ser positivo que os policiais militares do estado não tenham diploma de curso superior, pois, segundo Beto Richa, uma pessoa com curso superior muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior. Na época, publiquei um texto onde questionei qual seria o entendimento dos comandantes das policiais militares do Brasil sobre as declarações do governador Richa. Infelizmente, até hoje, preferiram silenciar (por conivência ou medo?).

Beto Richa demonstrou, com sua atitude, desconhecer as verdades sobre a vida profissional dos policiais militares e assumiu sua ignorância ao pedir desculpas, porém não apresentou nenhum mecanismo legal para mudar a vida sofrida e carente desses valorosos Homens. Isso significa dizer que a desculpa foi da boca para fora, somente para fazer média, pois na verdade ele prefere, conforme suas palavras, agentes desqualificados e ignorantes, assim ficam sujeitos às trepidações emocionais de Comandantes ingerentes sem questioná-los. Uma polícia sem instrução é uma arma poderosa nas mãos dos déspotas, pois assim eles manipulam e usam a tropa como mecanismo de controle social oriundo do autoritarismo excludente e antidemocrático.

Após ler a matéria da revista “Época”, sobre Beto Richa, eu consigo entender muita coisa, principalmente o silêncio inexplicável de quem não poderia calar nessa hora. Fico imaginando, aqui no Rio Grande do Sul, se fosse o Governador Olívio Dutra ou Tarso Genro, ambos do PT, que tivessem dito a frase esdrúxula do Beto Richa (PSDB)... Qual seria a reação daqueles que hoje ficaram caladinhos?

No entanto, concluo afirmando que tudo isso foi muito bom para os policiais militares considerados praças, pois é um forte sinal de que as coisas devem começar a mudar. Quem sabe o fim das associações e o nascimento de sindicatos? Se os policiais militares (praças) tivessem sindicatos, políticos como Beto Richa não se elegeriam.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário