sábado, 15 de junho de 2013

ASSÉDIO MORAL: O INIMIGO NA TRINCHEIRA


Não adianta esfregar no nariz, o opressor não quer enxergar...


O assédio moral funciona como uma construção de sofrimento futuro que, ao atingir um estágio insuportável de vida ao oprimido, gerará consequências gravosas ao tecido social. Segundo definição contida na página eletrônica www.assediomoral.org, assédio moral no trabalho, é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante jornada de trabalho e no exercício de suas funções. Sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização. Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados, associados ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, frequentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o pacto da tolerância e do silêncio no coletivo, enquanto a vítima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, perdendo sua autoestima.
Convém complementar a definição, com o conceito do que seja a humilhação. Na mesma página eletrônica o conceito de humilhação é assim definido:
É um sentimento de ser ofendido(a), rebaixado(a), inferiorizado(a), submetido(a), vexado(a), constrangido(a) e ultrajado(a) pelo outro(a). É sentir-se um ninguém, sem valor, inútil. Magoado(a), revoltado(a), perturbado(a), mortificado(a), traído(a), envergonhado(a), indignado(a) e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento.

E você, Policial Militar, já foi, ou está sendo vítima do assédio moral?

Nenhum comentário:

Postar um comentário